ARTIGOS MAIS RECENTES
AzorGhee – A Nova Manteiga dos Açores
A relação entre os Açores, o leite e a manteiga é antiga e amplamente reconhecida.
O Mercado da Manteiga
A análise sectorial do leite e dos seus derivados ao longo dos tempos.
A relação entre os Açores, o leite e a manteiga é antiga e amplamente reconhecida.
A análise sectorial do leite e dos seus derivados ao longo dos tempos.
A relação entre os Açores, o leite e a manteiga é antiga e amplamente reconhecida, sendo a lavoura e a produção de vacas leiteiras parte da história dos Açores e um dos pilares da economia das ilhas.
Gaspar Frutuoso, o mais antigo cronista açoriano, no seu livro “Saudades da Terra” (1580-1590), volume III, referia:“…o leite é muito grosso e assim faz muita manteiga, e em nenhuma parte dão as vacas mais…”
Das fontes disponíveis é possível saber que, por volta de 1880 foi instalada a primeira fábrica de laticínios nos Açores, a qual se destinava ao fabrico industrial de queijo e da manteiga, e que, em 1843, foi fundada nos Açores a primeira Associação Agrícola portuguesa.
A Região dispõe, atualmente, de um serviço oficial de classificação de leite que garante a qualidade deste e contribui para a reconhecida reputação dos lacticínios Açorianos.
A manteiga açoriana é um produto obtido da nata pasteurizada, proveniente de leite de vaca do arquipélago dos Açores, os animais ainda são criados com técnicas de maneio tradicionais e com um pastoreio contínuo durante todo o ano.
Não tem qualquer tipo de adição de fermentos lácteos, corantes ou conservantes e apresenta valores de betacaroteno ≥5 mg KOH/g. A sua coloração natural e intensa é consequência da alimentação típica à base de erva de pastagens. Tem um aroma e sabor intenso.
Estas caraterísticas particulares, devem-se, sobretudo, ao clima “temperado marítimo” do arquipélago; a uma latitude que protege as ilhas da circulação tropical e das correntes polares; e aos solos de textura franco-arenosa e franco-argilosa, ricos em matéria orgânica e em potássio, que criam as condições perfeitas para a existência de pastagens e para a criação de gado.
Poder-se-á afirmar que, a manteiga dos Açores, é fruto de uma relação entre a matéria prima, o leite, o meio ambiente e o maneio tradicional.
É atualmente reconhecida a nível nacional como um produto de “Denominação de Origem (DO)”. Um reconhecimento que pode fomentar novas oportunidades de negócio e a valorização do produto regional.
Nascida no ano de 2021, a AzorGhee, empresa açoriana sediada na ilha Terceira, tornou-se pioneira em Portugal por ser a primeira da indústria a produzir manteiga clarificada.
Como forma de valorizar os produtos lácteos dos Açores e de criar novas formas de escoamento dos lacticínios açorianos, nasceu a AzorGhee e um produto único e inovador no país: a manteiga clarificada ghee. A AzorGhee já tem os seus produtos disponíveis na sua loja online.
A manteiga clarificada da AzorGhee, ostenta o selo “Marca Açores – Certificado pela Natureza”. Uma distinção que atribui a um determinado produto, marca ou empresa da Região Autónoma dos Açores, uma garantia de qualidade e de certificação, enquanto produto regional de excelência.
Atualmente, a empresa açoriana, que pretende promover a saúde e o bem-estar dos açorianos com a criação de alternativas saudáveis para cozinhar os alimentos, já vende a sua manteiga ghee para todas as ilhas dos Açores, para o arquipélago da Madeira e para Portugal Continental.
Segundo o proprietário e criador do conceito, estão em marcha planos de desenvolvimento da empresa para que o produto possa chegar a cada vez mais pessoas. Desde a modernização das instalações, aos registos e certificações necessárias, passando pelas análises laboratoriais a todos os componentes da manteiga e à criação de um website.
E porque o conceito da AzorGhee é a saúde e o bem-estar, e porque isso também passa pela preservação do ambiente e da natureza, a empresa opta por não utilizar plásticos nas suas embalagens. Na AzorGhee são utilizados frasco de vidro, sacos e caixas de cartão reciclado, enchimento em papel reciclado e fita adesiva de papel eco.
A primeira manteiga clarificada produzida em Portugal, nascida na ilha Terceira.
Manteiga Clarificada dos Açores | Horário: De Terça a Domingo (10:00-17:00)