ARTIGOS MAIS RECENTES
AzorGhee – A Nova Manteiga dos Açores
A relação entre os Açores, o leite e a manteiga é antiga e amplamente reconhecida.
O Mercado da Manteiga
A análise sectorial do leite e dos seus derivados ao longo dos tempos.
A relação entre os Açores, o leite e a manteiga é antiga e amplamente reconhecida.
A análise sectorial do leite e dos seus derivados ao longo dos tempos.
Com um sabor único e refinado, a ghee confere aos alimentos odores e sabores que jamais se esquecerão. Por ter um alto nível de resistência ao calor é a manteiga ideal para utilizar na culinária, seja para saltear, refogar ou fritar os alimentos.
Apesar de ser uma fonte de gordura saturada, a ghee é um ótimo substituto para as gorduras tradicionais, como o óleo, manteiga convencional ou margarina.
A ghee tem um ponto de queima mais alto (240ºC) em relação ao da manteiga comum (175ºC). Ao substituir o óleo ou a manteiga tradicional pela ghee é possível modificar os pratos do seu quotidiano, bem como criar receitas fitness e low carb.
Para além disto, a manteiga contém diversos outros benefícios que podem impactar positivamente a sua saúde e bem estar os quais pode consultar no nosso artigo “Benefícios da Manteiga Ghee”.
Pão na chapa com Ghee
Coloque a fatia de pão na chapa. Quando virar para dourar o outro lado, barre a ghee na parte que ficou para cima. Ao derreter, será absorvida pelo pão, conferindo-lhe um sabor delicioso.
Refogar alimentos com Ghee
Cogumelos,
cebola, alho, vegetais, carnes, seja o que for, ao refogar os alimentos com a
manteiga clarificada ghee, estes ganharão outra dimensão e os verdadeiros
sabores serão revelados.
Arroz aromático com ghee
Ao confecionar o seu arroz, substitua os óleos vegetais pela manteiga ghee. O arroz ficará solto e terá um aroma e um sabor delicioso.
Ovo frito e omeletes com ghee
Ao fazer os seus ovos, utilize a ghee em vez do óleo e constatará a diferença.
Bacalhau grelhado com manteiga ghee
Uma forma rápida, prática e saudável de preparar postas de bacalhau é grelhando o peixe com a manteiga ghee. O sabor e a crocância, característicos da fritura deixam o prato ainda mais saboroso.
Alcatra ao forno com manteiga ghee
A alcatra assada com batatas e cebolas, terá outro paladar com a manteiga ghee. Antes de levar ao forno, pincele a manteiga ghee por cima da carne e cubra com papel alumínio. O sabor será mais intenso.
Frango frito em manteiga ghee
Nesta receita, a manteiga ghee substitui o óleo na fritura por imersão. Dessa forma, o frango fica mais suculento, sem perder a crocância da pele.
Curry vegetariano de abóbora com manteiga ghee
Além da abóbora e da manteiga ghee, o curry vegetariano também leva grão de bico, cogumelo e especiarias. A ghee é utilizada no início da receita para aquecer os temperos, resultando numa mistura de sabores inesquecível.
Brigadeiro diet com manteiga ghee
Além de ser livre de açúcar, este brigadeiro é feito com leite condensado em pó diet, cacau em pó e manteiga ghee. Dessa forma, o brigadeiro ficará muito mais saudável e saboroso.
Bolachas sem glúten com manteiga ghee
Feitas com farinha de arroz integral e com manteiga ghee, o segredo para a sua confeção saudável está nos ingredientes. A noz-moscada, a canela, o gengibre e a ghee darão às suas bolachas um toque irresistível.
– Uma vez aquecida, ela atinge rapidamente temperaturas bem altas;
– Evite deixar cair água na ghee quente, pois pode respingar gordura quente;
– A temperatura da ghee para frituras deve ser média-baixa e estará no ponto quando alimento começar a ficar dourado;
– Não coloque muitas porções de uma só vez, isto fará com que a temperatura baixe, comprometendo o resultado final;
– Pode-se utilizar a ghee para fritar mais do que uma vez, sem que esta fique saturada. Basta filtrá-la após cada utilização;
– Depois de pronta, a ghee pode ser temperada, misturada com ervas, aromatizada a gosto ou permanecer pura. É ideal para barrar no pão, adicionar a pratos frios, para cozinhar massas, fazer refogados e frituras.
A primeira manteiga clarificada produzida em Portugal, nascida na ilha Terceira.
Manteiga Clarificada dos Açores | Horário: De Terça a Domingo (10:00-17:00)