A Análise Setorial LEITE & LATICÍNEOS (2020) do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, refere que, em 2018, Portugal exportou 267 milhões de eurosde leite e produtos lácteos, ocupando a manteiga o primeiro lugar como o produto mais exportado.
Em janeiro de 2022, o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas reportou um decréscimo na produção de leite e produtos lácteos em Portugal, situando-se a recolha de leite de vaca, em novembro de 2021, nas 144,5 mil toneladas, o que representou uma redução de 1,4% (-0,6% em outubro).
Naturalmente, o mesmo aconteceu no volume total de produtos lácteos obtidos, com um decréscimo de 5,1% (-10,1% em outubro), devido à redução do leite para consumo (-9,1%) e da manteiga (-6,0%).
Por oposição, registou-se um aumento da produção dos leites acidificados (+8,3%), do queijo de vaca (+6,2%) e da nata para consumo (+2,7%), enquanto o leite em pó apresentou uma manutenção face ao mês homólogo.
Apesar da diminuição na produção de leite, o Portal do Leite e Lacticínios dos Açores vaticina que assistir-se-á a uma maior produção de manteiga em 2025, superior a 12%, derivado de um aumento gradual da produção de leite. É ainda referido que, enquanto no passado a valorização da gordura do leite sempre foi considerado um problema, as tendências do mercado na União Europeia e no mundo reverteram-se, com os preços da manteiga a subirem.
No que respeita a consumos em Portugal, o Atlas dos Laticínios indica que o consumo de manteiga no país é substancialmente mais baixo do que média europeia (3,6 kg/habitante), situando-se nos 1,7 kg/habitante.
É ainda referido que mais de 50% da manteiga produzida provém da Ásia e que 25% é produzida na Europa.
Mercado da manteiga clarificada
Em relação ao mercado da manteiga clarificada, tudo indica para uma expansão e crescimento mundial, percebendo-se que os consumidores estão a preferir produtos mais naturais e menos processados.
Para além da Índia, Tibete, Paquistão, Sudoeste Asiático e alguns países africanos onde o seu consumo é regular, a manteiga ghee é atualmente um produto muito utilizado também na Europa (França, Alemanha e Luxemburgo) e América do Sul (Brasil).
Em 2020, o mercado global de ghee foi de quase 6,1 milhões de toneladas, crescendo a uma taxa de 4,3%.
Prevê-se que, até 2026, possa atingir um volume de mais de 7,8 milhões de toneladas.
Já em relação a Portugal, os dados são quase inexistentes no que respeita ao consumo deste tipo de manteiga, apesar disso, a realidade é que são cada vez mais as superfícies comerciais que a têm disponível para venda por todo o país. A AzorGhee é um dos produtores de manteiga clarificada que acredita no seu potencial em Portugal e pretende disponibilizar este produto maravilhoso a todos os portugueses.
Mediante os dados disponíveis e as tendências atuais, tudo parece indicar que o futuro da manteiga passará inevitavelmente pela manteiga clarificada.